terça-feira, 24 de maio de 2011

COMO SABER SE O PESO DO BEBÊ ESTÁ DENTRO DO NORMAL?

A avaliação do peso de um bebê tem que ser evolutiva, ou seja, deve-se levar em conta o ganho de peso em um determinado período de tempo, e não em uma medida isolada que pode ser influenciada por fatores circunstanciais, como uma doença ou a transição para novos alimentos.
Nas consultas de rotina, o pediatra sempre vai pesar a criança e estabelecer uma curva de crescimento , comparando com a estatura. Essa curva é medida por uma tabela internacional, baseada na média das medidas de crianças de várias partes do mundo.
O padrão da tabela é da Organização Mundial de Saúde (OMS), a qual, de tempos em tempos, atualiza as curvas para acompanhar as mudanças físicas sofridas pelas populações.
O importante para a saúde dos bebês é ter um acompanhamento médico contínuo. Procure não ficar comparando seu filho com os dos outros, já que cada criança se desenvolve do seu jeito, a seu tempo, e cada uma tem uma genética familiar própria.
O pediatra vai observar se o aumento do peso do seu filho forma uma curva, mais ou menos paralela à curva da tabela da OMS. Pode ser mais para cima ou mais para baixo. Só há motivo de preocupação quando o formato da curva não segue o do padrão (como quando o peso "estaciona" por muito tempo ou quando cai, e mesmo assim dependendo do histórico de cada criança).
Nesse caso, o pediatra vai avaliar como está a amamentação do bebê, ou, se ele já come outros alimentos, se tem uma dieta equilibrada. Também pode pedir exames para descartar outros problemas de saúde.
Lembre-se de que o ganho de peso do bebê diminui bastante de velocidade a partir do primeiro aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário