quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

CERTO X ERRADO NO CUIDADO COM O BEBÊ - Parte I

meu maridinho no chá Baby Chá...aprendendo na prática como cuidar do bebê
Bom gente como estamos em contagem regressiva, os nervos estão a flor da pele e o medo e a ansiedade vão tomando conta de você pq o grande dia está chegando...então não deixe de ler estes posts. São dicas importantíssimas sobre o cuidado com o seu bebê desde os primeiros dias, são dúvidas frequentes que colonizam a nossa mente...higiene e hora do banho; troca das fraldas; o que fazer se ele adoece; como limpar e conservar roupas, brinquedos, sapatos e todo o enxoval; o que levar nos passeios. Selecionamos as 100 perguntas mais comuns da mamãe e respondemos aqui, para não deixar nenhuma dúvida.
BANHO E HIGIENE
Um banho por dia é suficiente. E sempre pela manhã.
Certo. Um banho por dia está ótimo. No verão ou nos dias de calor, pode-se dar um outro. E também não precisa ser apenas pela manhã, a não ser no inverno, quando o melhor horário é próximo ao meio-dia, com a temperatura mais quentinha.
A água do banho deve ser filtrada e fervida até ele completar um ano.
Certo. Apesar de ser um hábito em desuso, ainda é freqüentemente recomendado pelos pediatras mais tradicionais. Mas, pode-se usar essa prática até que o umbigo caia. Após a queda, basta filtrar a água. Se a conservação e higiene da caixa d’água forem adequadas, a água da torneira está liberada após o segundo ou terceiro mês.
Temperatura morna é ideal para a água do banho, no inverno ou no verão.
Certo. Nem quente nem fria é a temperatura adequada. Isso pode ser verificado colocando-se o cotovelo na água. Tenha o cuidado de evitar as correntes de ar durante o banho e procure secar e vestir o bebê no mesmo ambiente, para que ele não passe por mudanças bruscas de temperatura.
Algumas gotas de lavanda na banheira perfumam e não fazem mal.
Errado. Evite qualquer tipo de perfume para o bebê. Se desejar um cheirinho gostoso, faça um chá forte de camomila e misture na água do banho. Além de perfumar, acalma.
Nas meninas, a limpeza da área das fraldas deve ser feita da vagina em direção ao ânus.
Certo. Assim não há risco de sujeirinhas penetrarem na entrada da vagina.
Nos meninos, a higiene é mais simples.
Errado. Os meninos também merecem cuidados especiais na higiene dos genitais. No banho, puxe, levemente (nunca demais), a pele do pênis para remover toda a sujeira. E na troca das fraldas verifique se não sobrou nada por baixo do saquinho.
Toalha fralda é a única recomendada para a pele delicada do bebê.
Errado. Toalhas de algodão bem macias também podem ser usadas.
Após o banho, um pouco de talco no pescoço e na região genital previne assaduras e brotoejas. Errado. Evite o talco, que é muito fino e perfumado, podendo causar alergia no bebê. Para proteger a pele das partes íntimas, prefira um creme específico para nenéns.
Os ouvidos devem ser limpos todos os dias e com hastes secas.
Errado. Não se deve usar as hastes na parte interna do ouvido. Após o banho, seque as dobrinhas externas das orelhas com uma haste seca.
Soro fisiológico e colírio, diariamente, são indicados para lavar e retirar as secreções dos olhos dos bebês.
Errado. Somente nos casos de irritação, com acúmulo de secreção, é que se deve usar o soro fisiológico para limpeza dos olhos. Colírio? Somente com orientação do médico.
Lavar a cabeça normalmente é o suficiente para remover as crostinhas.
Errado. Para isso, aplique óleo vegetal, deixando agir por 20 minutos. Em seguida, passe um pente. No banho, esfregue bem a cabecinha, mas, com suavidade, usando as pontas dos dedos. Não há como evitar o aparecimento das crostas lácteas, que são secreções das glândulas sebáceas no couro cabeludo.
O umbigo só pode ser lavado depois de cair o coto.
Errado. Até que o processo de cicatrização e queda termine, entre sete e dez dias, faça uma higiene no local com álcool 70% após o banho. Não são necessários curativos e nem proteger com gaze. Basta pingar o álcool e colocar a fralda.
Medidas básicas de higiene, como banhos e o uso de talco, evitam mau-cheiro nos pés.
Certo. Deixar os sapatos arejados também ajuda.
Hidratantes para a pele, creme de pentear e outros produtos de beleza infantis causam alergias. Certo. Use apenas sabonete neutro, de preferência, os de glicerina pura, para o banho e cabelos.
A higiene da boca começa antes de nascerem os dentinhos, com a mamãe escovando as gengivas do bebê.
Errado. A escovação só deve ser iniciada junto à introdução de alimentos ou da mamadeira, mesmo sem os dentinhos. No começo, use uma escova especial para as gengivas ou uma gaze embebida em água. Quando os dentes apontarem, troque por uma escova pequena e macia, colocando um pouquinho de pasta dental.
TROCA DE FRALDAS
Nos recém-nascidos, a troca de fraldas é feita a cada duas horas.
Errado. A fralda deve ser trocada sempre que estiver bem molhada. Se forem descartáveis, têm grande poder de absorção permitindo um período maior de utilização. Dependendo da freqüência das trocas, são usadas de seis a oito por dia.
Para o xixi, basta passar um algodão umedecido; já para o cocô, é necessário lavar o bumbum. Certo. Porém, apenas quando a sujeira da fralda for muito grande. Caso contrário, use algodões embebidos em água até que a região fique bem limpa. Antes de colocar a nova fralda, passe um creme protetor. Pomadas à base de óxido de zinco devem ser aplicadas em cada troca de fraldas.
Certo. A pele precisa sempre de proteção. Existem ainda os óleos vegetais (amêndoa ou semente de uva) que têm efeito protetor e são naturais. Pelo menos uma vez por dia, depois da higiene, a pele da região das fraldas deve ser exposta ao sol, por cinco minutos.
Lenços umedecidos devem ser reservados para as trocas na rua, quando não há jeito de lavar o bebê.
Certo. O melhor produto para a higiene do dia-a-dia é a água.
Toda criança pode usar fraldas descartáveis.
Errado. Algumas crianças têm alergia a fraldas descartáveis e só podem usar as de pano. 
                                 CONTINUA.... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário