terça-feira, 12 de abril de 2011

COMO CORTAR A UNHA DO BEBÊ SEM LEVAR O DEDO JUNTO

Geralmente os recém-nascidos têm as unhas dos dedos frágeis e flexíveis, mas que podem machucar o bebê. Os bebês ainda não possuem controle dos braços, das mãos e dos movimentos dos dedos. Unhas ásperas ou mais longas que os dedos podem causar arranhões nos olhos e na pele do bebê. Nos primeiros dias, evite cortar as unhas deles, porque elas são flexíveis demais e é muito fácil causar um sangramento.
Se não estiver muito calor, você pode colocar luvinhas ou até meias nas mãos do bebê. Com o passar dos dias as unhas ficam um pouco mais rígidas, e será mais fácil apará-las. Mas isso sempre terá de ser feito com muito cuidado. As unhas das mãos crescem tão rápido que você pode ter de cortá-las mais de uma vez por semana. As dos pés exigem menos frequência.
O jeito mais fácil de aparar a unha do bebê é simplesmente tirar o excesso com as mãos. Elas são tão molinhas que o excesso sai sem resistência. Ou você pode usar tesouras ou cortadores de unha especiais para bebê, com pontas arredondadas. Por mais que as mães fiquem aflitas na hora de cuidar das unhas do bebê, esta é uma das atividades mais importantes para a saúde dos pequenos, pois, quando as unhas estão cortadas, as sujeiras não acumulam por baixo delas, o que pode evitar algum tipo de infecção, já que as crianças levam a mão na boca toda hora.
Pode ser que seja mais fácil executar a operação com a presença de dois adultos: um segura o bebê, para que ele não se mexa demais, e o outro corta a unha. (você também pode tentar cortar as unhas do seu filho quando ele estiver mamando ou dormindo.) Pressione para baixo a ponta dos dedos dele para diminuir o risco de pegar a pele, e segure firme a mão do seu filho enquanto corta.
As unhas são tão pequenas que é difícil cortá-las de forma arredondada, para que os bebês não se arranhem com os cantinhos.
Um truque é fazer esses pequenos aparos "roendo" as pontinhas das unhas do bebê. Sua língua é muito mais sensível que qualquer tesoura, e o bebê não vai reclamar de colocar a mãozinha na sua boca. Pode parecer meio animalesco, mas funciona! Depois de executada a tarefa, lave as mãos do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário