domingo, 17 de julho de 2011

SENTAR, ENGATINHAR E ANDAR - UMA FASE POR VEZ!

Isaac com 5 meses e 3 semanas
Nos primeiros 12 meses de vida, o desenvolvimento motor do bebê acontece numa velocidade impressionante: de um pequeno ser que nem consegue se virar no berço ao nascer a um quase caminhante quando completa 1 ano. Entre uma fase e outra, ele aprenderá a sustentar a cabeça, a se sentar, se arrastar pelo chão, engatinhar, ficar em pé e, só então, andar. Cada uma dessas conquistas é um marco importante em seu crescimento.
Portanto, não se afobe. Aproveite degrau por degrau na escalada de seu filho rumo à independência motora. Esteja atento a todos os momentos, estimulando ao máximo seu crescimento, mas, ao mesmo tempo, respeitando seu processo evolutivo natural. Um exemplo: quando o bebê começar a se sentar, lá por volta dos 5 meses, é necessário dar apoio tanto para as costas como para a lateral do corpo, evitando quedas.
Entre 7 e 10 meses, ele já terá condições para se sentar sozinho. O mesmo vale para os primeiros sinais de que os músculos estão firmes o suficiente para ele ficar em pé e aprender a caminhar. Não se trata de exagerar nos cuidados, mas de encorajar a criança com segurança. A interação com o bebê dará a você a medida certa de como agir em cada situação.

Um comentário:

  1. Pr. Elton Jr.tudo bem? Gostaria de pedir uma orientação. Não sei, além de Pastor qual a sua especialização, mas a minha sobrinha completou 5 meses no mês passado e o medico dela introduziu alimentação de legumes, verduras, sucos e frutas e ainda o uso do acuçar. Ela tem dificuldade de defecar e faz muita força e quando consegue fazer sai umas bolinhas muito duras e as vezes pequenos pedaçinhos, faz pena! Mesmo sabendo disso, o medico dela mandou a mãe tbem fazer as papinhas utilizando a carne e frango. Ele está ressecada e como eu que cuido dela estou apavorada em ver tanta estupidez do médico. A mãe começou a trabalhar fora, então ela toma Naum comfor. Seria possível me orientar quanto a alimentação deste bebê de apenas 5 meses. O Senhor conhece algum Pediatra Adventista aqui em São Paulo?
    Gostaria de receber a orientação pelo email: tacybahia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir