terça-feira, 21 de dezembro de 2010

VÍDEO DO BABY CHÁ DO ISAAC EM 12/12/10


Como tinha comentado com vocês, aí está o vídeo que preparei com todo o carinho e apresentei no Baby Chá do meu filhote, ele é um misto de túnel do tempo, recoradaçoes dos maravilhosos 6 anos de casamento, as delícias da gestação e agradecimento aos amigos que nos apoiaram ao longo destes nove meses. É uma forma de vcs nos conhecerem um pouquinho ou relembrarem conosco todos os bons momentos da vida...espero que gostem!!!
bjão

domingo, 19 de dezembro de 2010

FOTOS DO BABY CHÁ DO ISAAC

 Prometi e quase esqueci de cumprir...é tanta correria que não tinha me lembrado de postar umas fotinhos do Baby Chá, que a propósito, mesmo com a chyva quero estragar nossa festa, foi maravilhoso, pois tive a presença de amigas e amigos queridos que puderam curtir conosco um pouquinho da nossa alegria com o novo membro de nossa família que está prestes a chegar. Bom vamos ao que interessa...os detalhes da decoração eu já havia comentado com vocês né, fiz tudo em tons de azul e marrom. O chá foi realizado no dia 12/12/10 as 15:30hs na EMEI que minha amiga Eliane trabalha e que  cedeu esse cantinho tão especial com muito carinho. Fizemos um breve culto de gratidão a Deus com uma linda mensagem da Márcia e um vídeo de tirar o fôlego do meu marido, comemorando nossos 6 anos de casados e a vinda do nosso lindo filhote Isaac. As brincadeiras ficaram por conta da Dinda Juliana e a decoração foi feita de manhã pela Juliana, Eliane, meu maridinho Elton e eu. Como era de se esperar os homens "por timidez" não queriam entrar, mas queriam "espiar" de longe todas as nossas peripêcias..mas a chuva acabou com a timidez e eles ticeram que entraram..e bem que gostaram..já que a "curiosidade" estava corroendo e a fome também!!!
As brincadeiras foram um show a parte, medir a barriga, responder perguntas, caça a chupeta, recadinhos, mas o mais divertido foi o Papi Elton tendo que em tempo recorde, dar banho, trocar a fralda e vestir o bebê, sem deixá-lo cair...hahahahaaaa...e não é que o papai se saiu muito bem!!!
O Issac recebeu muitos presentinhos que serão muito úteis nos seus primeiros meses de vida. Ganhei cerca de 600 graldas entre RN e G, além de muitos ítens do enxoval. Estiveram presentes cerca de 60 amigos que fizeram desse Baby Chá um sucesso...obrigado a todos que compareceram..e não se esqueçam de vir conhecer nosso unigênito que logo logo chegará para completar nossa alegria!!! 
ENTÃO VAMOS AS FOTOS???
Espero que tenham gostado...bjão!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

35º SEMANA DE GESTAÇÃO - AGORA FALTA POUCO!

Seu bebê:O espaço está ficando apertado dentro do útero. Motivos para isso não faltam. O pequeno não pára de ganhar peso. Ele acaba de chegar aos 2,5 kg e, por isso, suas pernas e seus braços ficaram mais gordinhos nesta semana. Seu filho também deu uma espichada e, da cabeça aos pés, agora mede 45 centímetros. Como sempre, ele continua chutando, mas tem dado um tempo nos pontapés e em outras estrepolias. Afinal, o útero já não permite movimentos muito expansivos... Depois que ele nascer, aí, sim, vai voltar a dar muitos chutes e cambalhotas.
Sua gravidez:Sua barriga – que agora merece, com todas as honras, ser chamada de barrigão – subiu mais um pouco. São 35 centímetros de altura e, desse jeito, mal sobra espaço para a bexiga inflar. É tanta pressão que, a cada instante, ela cobra de você uma nova corrida até o banheiro. Mas a jornada da gravidez está quase no fim: faltam só cinco semanas para o bebê nascer. Você deve estar contando os segundos para o seu filho chegar e, com certeza, organizou todo o enxoval dele. Vamos conferir se não faltou nenhum item? Confira aqui no blog a lista completa de roupas e acessórios para o bebê, antes de riscar mais essa pendência da sua agenda.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

COMO FICA A MAMÃE DEPOIS DO PARTO?

Você já se perguntou o que acontecerá com você depois do parto? independente se vai fazer cesária ou parto normal, todas nós passaremos pelo momento de limpeza do organismo e a pergunta que não quer calar é: QUANTOS ABSORVENTES VOU PRECISAR DEPOIS DO PARTO? QUANTO TEMPO VAI DURAR ESSE PERÍODO? Então vamos tirar algumas dúvidas ao longo deste post. 
Compre o absorvente de sua preferência e deixe em casa dois pacotes noturnos, para depois que chegar do hospital.
Logo depois do parto, o
sangramento natural dessa fase é bem vermelho e intenso, até com coágulos meio sólidos.
Nas horas seguintes, o fluxo deve diminuir um pouco em repouso, mas basta se levantar e se movimentar um pouco para o sangramento descer mais forte. Isso acontece porque o sangue fica represado dentro do corpo, e é liberado quando você muda de posição.
Por isso, é bom levar várias camisolas para a maternidade ( pode haver imprevistos).
Não se preocupe com eventuais vazamentos na cama do hospital. A equipe de enfermagem está acostumada.
É difícil calcular com que frequência você vai precisar trocar o absorvente, mas no princípio pode ser a cada duas horas. As maternidades costumam fornecer absorventes para essa fase, mas você pode levar um pacote de absorventes noturnos (que são maiores) aos quais está mais acostumada para o caso de não gostar do tipo fornecido pelo hospital.
Tenha também um pequeno estoque em casa (dois pacotes). Prefira calcinhas grandes, que são mais firmes e seguram melhor o absorvente. Podem ser calcinhas de grávida mesmo. Não é bom levar calcinhas novas para a maternidade porque você não vai saber de que tamanho vai estar sua barriga (e, além disso, elas podem ficar todas manchadas de sangue). Quanto mais confortável a calcinha, melhor, para não incomodar o corte da
cesariana ou os pontos da área da vagina.
Você vai precisar trocar os absorventes com frequência para evitar infecções. Lembre-se de lavar as mãos antes e depois de fazer a troca.
Se a área estiver dolorida, você pode se limpar com água em vez do papel higiênico. Banhos de assento também são indicados. Só a água morna já é muito benéfica.
Não é necessário usar outros produtos na água do banho de assento, exceto sob orientação do ginecologista.
Depois desses primeiros dias, o fluxo do sangramento vai diminuir. Ele vai mudar de cor, de vermelho vivo para rosa, e depois para marrom, ao longo da segunda ou terceira semana.
Se você estiver amamentando, vai notar que o fluxo fica mais intenso enquanto o bebê mama. Isso acontece porque o ato de sugar o seio estimula a produção de hormônios que fazem o útero se contrair. O fluxo também pode aumentar se você estiver circulando muito de um lado para o outro, sem descansar o suficiente.
Ao fim da primeira semana é provável que você já possa abandonar os absorventes noturnos e passar para os normais. Na quarta semana, talvez já possa usar só os absorventes mais fininhos.
Não faça estoques muito grandes, porque não dá para saber exatamente do que você vai precisar, mas tenha alguns pacotes de cada tamanho de absorvente para não ser pega desprevenida.

sábado, 11 de dezembro de 2010

O ENXOVAL BÁSICO DO BEBÊ

Duas regras são básicas para montar o guarda-roupa do recém-nascido. A primeira você deve ter ouvido milhares de vezes, mas não custa nada relembrá-la: não deixe para resolver essa pendência nas últimas semanas de gravidez. Você vai estar cansada e sobrecarregada com outras tarefas. Por isso, monte o enxoval assim que for possível.
A outra recomendação é não estocar muitas roupas. O ideal é de início adquirir apenas algumas peças nos tamanhos recém-nascido e pequeno. A partir daí, você só precisa renovar a coleção de acordo com o crescimento da criança e a estação do ano.

Para o bebê:
6 conjuntos de pagão
6 macacões compridos
6 macacões curtos
2 casaquinhos de lã
3
mantas de lã ou linha
4 camisetas
2 dúzias de fraldas de pano
6 pares de meia
2 toucas
4 pares de sapatinhos
6 babadores
Para o berço:

4 jogos de lençóis
2 lençóis avulsos
4 fronhas
2 cobertores
1 endredom
1 protetor de colchão
1 par de protetores de berço
Para o banho:

3 toalhas com capuz
3 toalhas sem capuz
3 toalhas de fralda

Para a higiene:
Fraldas descartáveis
Sabonete neutro
Xampu neutro
Saboneteira
Lenços umedecidos
Pote com tampa para guarda algodão
Hastes flexíveis de algodão
Lenços de papel
Creme para assaduras
Para o carrinho:

3 jogos de lençóis

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

MEU BOLO DE FRALDAS

Como havíamos combinado...terminei o bolo de fralda e modéstia parte ficou uma gracinha, com a aula do vídeo que eu postei pra vcs verem, foi bem fácil, usei um pacotão de fraldas (cerca de 60 tamanho P, daquelas bem baratinhas que vende de pacotão), elástico de dinheiro, uma forma média (só para montar o bolo), rolo de papel higiênico ou papel toalha (miolo), fita durex, fita para enfeitar, e brinquedinhos ou pelúcias ou produtos de bebê...em outras palavras, é só usar a criatividade com coisinhas que você tenha em casa e dar a sua cara na hora de montar o bolo e vc vai ver, vai ficar lindo...gostei tanto de fazer que nem vou desmontar o meu..vou guardar de lembrança...rsrsrs
Espero que gostem!!!
Bjão e até segunda-feira quando contarei pra vcs como foi o Baby Chá do Isaac!



CUIDADOS PARA AMAMENTAR COM SUCESSO - PARTE I

O leite materno é uma maneira natural de alimentar uma criança.
No entanto, o ato de amamentar não é instintivo e deve ser aprendido, assim como ocorre com a aquisição de qualquer nova habilidade, como ler, escrever ou pintar.
Benefícios do aleitamento materno: O leite materno é um alimento especialmente produzido pela natureza para atender às necessidades de crescimento, de desenvolvimento e de energia da criança até os 6 meses de idade. É o único momento da vida humana em que somente um alimento é capaz de suprir todas as necessidades nutricionais do organismo. Outro fato extraordinário são as alterações de composição pelas quais passa o leite materno, durante o período de amamentação, para melhor se ajustar às necessidades do bebê.
O colostro, um leite especial secretado pela mama nos primeiros dias após o parto, rico em proteínas, vitamina A e anticorpos que ajudam a proteger o lactente contra infecções. O colostro funciona como imunização para a criança e ajuda na sua primeira evacuação.
O leite materno é um importante provedor de anticorpos que previnem doenças comuns na infância. Ele contém nutrientes facilmente digeríveis pelo bebê e é seguro, pois a amamentação é um processo higiênico com baixo risco de contaminação. Bebês podem reagir a algum alimento ou medicamento que a mãe tenha consumido, mas nunca são alérgicos ao leite de sua própria mãe. A amamentação obriga o lactente a um esforço de sucção maior do que no aleitamento artificial, fortalecendo e desenvolvendo o maxilar, facilitando o processo da fala. O leite materno contém pelo menos duas centenas de compostos que as formulas infantis não tem.
Preocupações importantes para mães que amamaentam:• Evitar grandes quantidades de alimentos ricos em cafeína (café, chá preto, chocolate, medicamentos contendo cafeína, refrigerante e bebidas à base de cola), pois parte dessa substancia é excretada pelo leite. Existem casos, quando há excesso de consumo, em que a criança fica irritada e com o sono alterado.
• Observar para que a alimentação não se altere muito de um dia para outro, por exemplo, consumir uma massa alho e óleo no mesmo dia que comeu bife temperado com bastante alho e cebola, pois pode causar cólica no bebê.
• Observar se o bebê se contorce ao mamar, pois é indicativo de cólica e precisa ser avaliado pelo pediatra ou nutricionista para ver a possibilidade de alergia a algum componente da alimentação da mãe.
• Não fumar, pois a nicotina inibe a ação da prolactina e ocitocina, dois hormônios responsáveis pela produção e liberação do leite. Alem disso, as substancias contidas no cigarro passam para o leite e podem ser prejudiciais à saúde e ao desenvolvimento da criança. As mulheres que amamentam, e não conseguem para de fumar, devem reduzir ao mínimo o numero de cigarros e fumar após as mamadas, para que haja um intervalo entre o fumo e a mamada.
• Evitar bebidas alcoólicas, ou se fizer, beber com moderação.
• Não tomar medicamento sem orientação medica, pois algumas drogas podem fazer mal à criança e passam através do leite materno.
• O consumo de ácidos graxos do tipo ômega 3 são essenciais à boa formação do bebê, pois é um constituinte das membranas celulares. Através da alimentação da mãe é que haverá maior ou menor teor de ômega 3, para isso consumir: semente de linhaça moída – 1 a 2 colheres de sopa ao dia, peixes de água fria (salmão, bacalhau, arenque), nozes pois são fonte deste ácido graxo.
Como ocorre a Colonização Intestinal : Antes do nascimento o intestino do recém-nascido é estéril, banhado apenas pelo líquido amniótico. A colonização bacteriana intestinal inicia ao nascimento, quando o RN é exposto às diferentes espécies de microorganismos, incluem o canal vaginal, a região perineal da mãe e o contato com outras bactérias do meio ambiente. O leite materno cria um ambiente favorável para o crescimento das espécies de típicas dos lactentes e raramente são encontradas em adultos.
Fatores como a dieta da mãe ou o consumo de probióticos ainda na gestação, tipo de nascimento (parto vaginal ou cesáreo), prematuridade, alimentação (leite humano ou artificial) influenciam o processo de colonização e o tipo de organismos que se estabelece e fatores intrínsecos como saúde do RN, estado imunológico e tempo de trânsito intestinal.
Uma boa condição intestinal da mãe é fundamental para a qualidade da amamentação e o uso de bactérias probióticas pode ser indicado para prevenção de alergias alimentares do bebê e equilíbrio da flora intestinal da mãe.
                               continua...

CUIDADOS PARA AMAMENTAR COM SUCESSO - PARTE II

O que aumenta a produção láctea? Para produzir leite a mãe precisa estar relaxada, tomar bastante líquido e consumir frutas, pois a base nutricional para o leite materno são os carboidratos e como a fruta oferece frutose que vai sendo degradada aos poucos, é a fonte ideal de energia para produção láctea.
Existe uma relação direta com o consumo calórico da mãe e a quantidade de leite produzido, portanto não dá para fazer uma dieta restritiva enquanto amamenta.
Outra interferência que pode ocorrer é uma grande quantidade de exercício físico, pois é um fator estressante em termos metabólicos que pode comprometer a produção láctea. Faça atividade física moderada, orientada e que respeite sua individualidade.
Na amamentação, precocidade é um fator de sucesso: Logo após o parto, inicia-se um processo hormonal para favorecer o aleitamento. Por isso, é bom favorecer a primeira mamada o mais precocemente possível após o nascimento. Isso ajuda a garantir o sucesso da amamentação.
Sinais indicativos de uma amamentação correta: Uma posição confortável para amamentar, uma pega correta da mama pelo bebê e uma boa freqüência de mamadas são fundamentais para o sucesso de amamentação. Veja uma pequena lista de checagem de cada um desses fatores:
O conforto da mãe é o fator critico para o sucesso da amamentação: Não só o bebê, mas também a mãe devem usufruir de conforto durante a amamentação. Cansaço e dores musculares podem tornar, desnecessariamente, a amamentação um processo estressante.
Boa quantidade de leite: A produção adequada de leite é dependente da sucção do bebê (pega correta e boa freqüência de mamadas).
São sinais de uma produção adequada de leite:• O bebê ganha peso adequadamente.
• O bebê molha cerca de 6 ou mais fraldas por dia.
• O bebê evacua varias vezes por dia.
• A mama da mãe tem aparência intumescida e rija.
Boa posição:• O pescoço do bebê está ereto ou um pouco curvado para trás, sem estar distendido ou torcido.
• O corpo da bebê está voltado para o corpo da mãe (barriga contra barriga)
• Todo o corpo do bebê, bem como o da mãe, recebe sustentação.
• O bebê deve ficar confortável e a mãe relaxada.
Boa pega:• O bebê está com a boca bem aberta.
• O queixo está tocando o seio.
• O lábio inferior está virado para fora.
• Há mais aréola visível acima da boca do que abaixo.
• A mãe não sente dor no mamilo.
Posição correta de amamentar: O posicionamento correto da criança ao seio, bem como a disponibilização de uma área suficiente de mama na sua boca, é importante para garantir uma boa sucção, prevenindo uma transferência de quantidade inadequada de leite e, ainda, a maceração das mamas, o surgimento de rachaduras ou seu ingurgitamento. O corpo, e sobretudo, a face e a boca do bebê devem estar voltadas de frente, na direção do seio materno, para que ele não tenha de virar a cabeça para pegar o peito. Em seguida, a mãe deve estimular o reflexo de busca, tocando a boca do bebê com o mamilo. Ao abrir bem a boca, ela deve, com um movimento rápido, aproximar o bebê da mama para que ele abocanhe nas apenas o mamilo, mas também boa parte da aréola (parte escura da mama). Dessa maneira o bebê fará uma boa pega, que é fundamental para retirar eficientemente o leite da mama.
O recém-nascido tem um reflexo de pegar o peito e, por isso, abre a boca de forma natural. Alguns bebês, instintivamente, começam a sugar assim que são colocados na frente do peito. Muitos chegam a sugar o polegar enquanto esperam a mamada. Outros se aninham primeiro, e então, só após sentirem o calor e a segurança do peito da mãe, iniciam a mamada. Não existe uma maneira mais certa do que a outra, ambas são normais. No entanto, o posicionamento errado do bebê, além de dificultar a sucção, é uma causa freqüente de problemas na amamentação.A posição da mãe deve ser a mais confortável e relaxada possível durante a amamentação. Uma boa poltrona, com braços e com um bom suporte para as costas, ajuda bastante. Outra maneira habitual de amamentar é utilizar a cama, mas com travesseiros que sustentem as costas e os braços da mãe, evitando tensão excessiva nas costas, no pescoço ou nos ombros durante o transcorrer da amamentação. Uma posição confortável aumenta a disposição da mãe para amamentar. É comum ela amamentar sentada, mas poderá estar deitada. Isso acontece quando ela está se recuperando de uma eventual cirurgia cesariana ou, simplesmente muito cansada, Se optar pela posição sentada, um travesseiro deve ser colocado sobre as pernas da mãe, debaixo do bebê.
Providências pós-mamada: Colocar o bebê para arrotar ao final da mamada e quando se muda de seio alivia o desconforto causado pelo ar que, às vezes, é engolido durante a amamentação. Para facilitar a tarefa de arrotar, coloque o bebê em posição vertical, apoiando-o contra o peito, dando leves palmadas em suas costas. É normal que ele regurgite um pouco de leite
Vínculo mãe-filho: A mãe é fisicamente o primeiro ambiente, tanto em termos biológicos como psicológicos, da criança. Isso explica porque o bebê é sensível a ela, a maneira como a mãe se comporta e se sente em relação à criança, exercerá influencia sobre sua saúde física e psíquica. Tanto as crianças que sofreram privações afetivas como aquelas emocionalmente bem tratadas tendem a repetir o mesmo comportamento com seus filhos, perpetuando a conduta.
Não é permissível afirmar que todo desmame precoce é resultado de um fraco vinculo entre mãe e filho. No entanto, na via inversa, um período de amamentação duradouro reforça essa relação, nutre a criança de maneira adequada e a protege tanto no aspecto biológico como emocional.
Hormônios da amamentação: Ter conhecimento dos fatores que favorecem a síntese dos hormônios que influenciam na amamentação, ajuda a compreender as principais recomendações dadas às mães que amamentam. Assim ocorre o parto, o sistema nervoso da mãe começa a produzir dois hormônios fundamentais para a amamentação: a prolactina e a ocitocina.A prolactina, que começa a agir logo após o parto, é o hormônio que atua na glândula mamaria estimulando a síntese de leite, quando a mama é sugada. Daí a recomendação de iniciar a amamentação o mais cedo possível. Dessa forma, evita-se a deficiência desse hormônio, aumentando as chances de sucesso do aleitamento. A ocitocina também atua sobre as glândulas mamarias, mais especificamente, promove a contração das células produtoras de leite, liberando-o. A produção da ocitocina é estimulada pela sucção da mama e pode ser inibida por estados emocionais estressantes causados pelo medo, insegurança ou ansiedade. Essa razão pela qual o apoio da família e um ambiente tranqüilo para amamentar são fundamentais para o sucesso do aleitamento
.

Maribel - Nutricionista
http://www.maribel.com.br/

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PREPARATIVOS PARA O BABY CHÁ DO ISAAC


Olá gente...quanto tempo,né???
Pois é tô meio sumidinha do blog por conta do calorão e mal estar destas últimas semanas...pérnas inchadas, dor nas costas, insônia,falta de ar,azia e etc. Mas como dizem "faz parte" então já que estava sem ânimo para escrever..aproveitei o tempo para preparar as coisinhas para o Baby Chá do meu filhotão, que modéstia parte estão ficando bem bonitinhas..se levar em consideração que nunca tive dotes artísticos,nem artesanais, até que as lembrancinhas ficaram uma gracinha...tinha tido várias idéias diferentes , mas optei por fazer a decoração do chá em azul , bege,marrom e branco com um lindo bebezinho de fundo...abaixo estão fotos de lembrancinhas que fiz, todas personalizadas com o nome do meu filhote!
Fiz pirulitos de marshmallow no palito, cházinho personalizado, drágeas de chocolate preto e branco em saquinhos personalizado, arranjos de mesa com balas. Tudo feito bem simples, mas com muito carinho.



Claro que não podemos esquecer do bolo de fraldas que terminarei de fazer hoje, (assim que estiver pronto posto a foto pra vcs verem). Estou postando aqui um vídeo de um bolo de fraldas bem fácil de fazer, então se quiser pode copiar, pq vale a pena!

Também fiz um vídeo bem legal com uma retrospectiva dos últimos seis anos de nossa vida de casados, para homenagear meu maridão (faremos níver de casamento dia 16/12) então não poderia deixar passar, afinal ele tá curtindo cada momento da gestação, como eu digo ele tá com "gravidez compartilhada" pq ele tem todos os sintomas de "gravidez", fome insaciável, sono, dor nas costas, mal estar, desejo,rsrsrs...a ansiedade está pegando ele também até pq faltam apenas 36 dias pra nosso querido herdeiro chegar!!No vídeo tem diversas fotos da gestação também..mas esse vídeo só vou postar depois do Baby Chá que será neste domingo 12/12/10 as 15hs. Gostaria que minhas amigas distantes também pudessem estar presente neste momento tão especial em nossa vida, mas sei que a distância não nos permite...mas não se preocupem depois eu mostro as fotos e conto todos os detalhes...prometo.
Voltando ao Chá, o bolo será feito pela nossa maravilhosa "boleira" Tia Marlene, que faz um bolo de nata com morango que é de "lamber os dedos"...das brincadeiras e do programa não sei todos os detalhes, pq estão por conta da Dinda Juliana e da Denise (a mais nova gravidinha do pedaço), depois eu conto pra vcs como foi...bjão!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ÍTENS QUE NÃO PODE FALTAR NA MALA DE MATERNIDADE DA MAMÃE

Olá gente, agora falta pouco tempo para a chegada do nosso filhote, apenas 8 semanas. Por essa razão o coração já começa a disparar pensando nos últimos detalhes e o preparo psicológico que não pode faltar. Mas além da correria que nesse período é normal por conta da ansiedade que vai tomando conta das mamães de primeira viajem como eu, temos um ponto importantíssimo, sempre se fala que a mala para a maternidade deve estar pronta desde o sétimo mês (geralmente deixamos pronta a do baby), mas e a nossa??? afinal não podemos receber o novo membro da família com cara de quem fez hora extra no natal e e que não sabe o que é dormir a dias, não de jeito nenhum! O ideal é preparar uma mala para o bebê e outra para você (para ficar mais organizado). Por isso vai aí as dicas pra você preparar a sua "malinha básica" com tudo o que é necessário para você ser a mamãe mais bela da maternidade!!
Anote então:
• 3 pijamas ou camisolas com abertura na frente
• Jogo de toalha para banho e touca para os cabelos
• 1 robe
• 3 sutiãs de amamentação
• 6 calcinhas grandes
• 1 par de chinelos e pantufas
• Objetos de higiene pessoal (desodorante, xampu, perfume, escova de dentes, etc.)
• Saquinho para roupa suja
• Uma muda de roupa para voltar para casa
• Os documentos exigidos pela maternidade e pelo convênio médico
• Os telefones de quem você quer avisar
• Máquina Digital (vai que esquecem de levar)
PARA VOCÊ FICAR LINDA...
1) Hidratante, para o corpo ficar macio
2) Elástico de cabelo, para amamentar tranquila
3) Batom, para chamar a atenção para a boca e não para as olheiras
4) Absorventes normais, já que os oferecidos pelos hospitais são enormes
5) Kit de maquiagem (básico), para se sentir linda

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

8º MÊS DE GESTAÇÃO- CHEGANDO NA RETA FINAL

Nessa fase o bebê brinca com o cordão umbilical, possui seus órgãos funcionando e seus movimentos são mais ativos. Devido o seu crescimento, o espaço uterino fica apertado, dificultando seus movimentos, porém se movimenta e posiciona-se para nascer. O pulmão passa a produzir surfantante, substância que traz maturidade ao órgão. A pele do bebê recebe maior quantidade de gordura e em seu organismo formam-se depósitos de minerais.
A mãe já pode sentir pequenas e indolores contrações que são mecanismos do organismo para prepará-la para o dia do nascimento do bebê. O nascimento é facilitado pela desconexão dos ossos cranianos que permitem a passagem da cabeça pela pequena cavidade.
Nesse período, as visitas ao médico passam de mensais para semanais, pois na maioria dos casos os bebês não esperam até o nono mês. A mãe sente-se cada vez mais ansiosa pelo momento de ver o bebê, podendo ou não provocar alterações de humor na mesma. O bebê já chega a aproximadamente 47 cm e 2,4 kg.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

INCHAÇO NA GESTAÇÃO É NORMAL, MAS EVITE!

Em períodos de calor intenso, algo comum em se tratando de Brasil, as gestantes, especialmente as que estão no final do segundo trimestre, costumam reclamar muito que suas pernas estão mais pesadas, que aquela sandália confortável já aperta os pés e que os anéis e pulseiras já não entram mais.
O inchaço, chamado pelos médicos de edema, acomete principalmente os membros inferiores no início do sétimo mês de gestação. Isso acontece pela retenção de líquidos normal da gravidez e pelo útero, que, acompanhando o crescimento do bebê, começa a comprimir os vasos localizados na região pélvica (bacia), prejudicando o retorno do sangue que está nas pernas.
O sangue circula pelo corpo todo por vasos e é o coração quem bombeia esse sangue. Quando o sangue que está nos pés e pernas tenta retornar ao coração, encontra resistência, pois os vasos da região pélvica estão comprimidos pelo útero.
O excesso de líquido que estava no sangue, ao encontrar a resistência do retorno, extravasa pela parede dos vasos, causando o inchaço dos pés e pernas.
Sem pânico - Esse é um inchaço normal da gravidez e que as mamães podem ficar despreocupadas. Um trabalho de prevenção pode diminuir ou até nem deixar que o inchaço apareça.
O ideal é seguir algumas instruções antes mesmo de a mamãe engravidar. Excesso de peso facilita o aparecimento de inchaço, assim como o tabagismo e alimentação inadequada. Esse trio, aliás, prejudica o ser humano em todos os sentidos. Estar em forma com o peso e com a saúde tanto antes quanto durante a gestação são formas de evitar o inchaço.
Maneire no sal, mamãe - Para amenizar o problema do inchaço, a mulher deve reduzir o sal da alimentação. O sal é um dos fatores de retenção de líquido que leva a um maior inchaço. Fazer caminhadas ou hidroginástica com recomendação médica também ajudam a aliviar esse mal. O uso de meia elástica pode ajudar, mas são muito quentes para se usar no verão.
Normalmente, o inchaço aparece mais ao fim do dia, quando a mulher permaneceu muito tempo em pé ou sentada. A dica é elevar as pernas durante a noite. Coloque-as em cima de um banquinho levemente ou coloque um travesseiro embaixo do colchão para as pernas ficarem levemente erguidas. Isso ajuda no retorno do sangue e o sistema circulatório funciona melhor.
Drenagem Linfática - A massagem é uma aliada importante da gestante. Quando aplicada de maneira correta, ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a diminuir o inchaço. Mas, antes de iniciar as sessões de massagem, é preciso certificar-se que o profissional é especializado no atendimento às grávidas. A drenagem linfática apresenta restrições durante a gravidez: a região abdominal não deve ser massageada, os movimentos devem se concentrar nos braços, pernas, costas e glúteos. As sessões só devem iniciar após o terceiro mês de gestação. Atenção: A Drenagem Linfática se aplicada de forma errada durante a gestação, pode desencadear contrações uterinas e levar a trabalho de parto prematuro.
A mamãe deve ficar atenta se o inchaço for intenso, principalmente se afetar muito as mãos, braços e rosto, se o ganho de peso for grande, quando houver formigamento dos braços, limitação de movimentos dos dedos das mãos e dor na região da nuca.
Esses são sinais de problemas renais como diabetes gestacional ou pressão alta que podem aparecer isoladamente ou em conjunto. Essas alterações são perigosas para a mamãe e para o bebê.
Caso um médico não seja consultado e tomado os devidos cuidados, mãe e bebê correm risco de morte. A pressão alta pode levar a eclampsia (hipertensão e edema podendo ocorrer convulsão e coma).
Para finalizar, uma recomendação eterna: faça um bom pré-natal, pois toda alteração pode ser percebida e corrigida a tempo de não prejudicar a saúde da mamãe e do bebê. Aproveite o calor sem inchaço!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

POEMA PARA O ISAAC

Querido Isaac, sua existência
É o maior sinal que Deus existe:
Através do ultra-som,
Ver a vida pulsando...
Ah! Meu Deus como é bom.
O coração bate tanto,
Ver que você no seu canto vive.


Ah! Isaac...
Não demora não, vem logo!
Que estamos de braços abertos.
Queremos você muito mais perto.
Não sabia que a emoção
Ao ver pulsando seu coração,
Ia me fazer ainda mais poeta!
Felicidade completa.

O papai está aqui
A sua espera neném
Não demora não, vem.
Mamãe cuida de ti
Até a hora certa chegar,
E temos Deus lá de cima
Que está sempre a nos olhar.

POEMA: AS MUDANÇAS DA GESTAÇÃO

Um filho muda a vida da gente:
A nossa responsabilidade muda,
A barriga da sua mulher muda,
O saldo da sua poupança muda,
Nosso endereço muda,
Seus sonhos mudam.
A cor do seu cabelo muda...

(começa a ficar branco a partir de agora),
A sua área de serviço muda,
A bagunça no seu carro muda,
Seu plano se saúde muda.
Sua compra de supermercado muda
E até a farra com os amigos muda.
Mas tudo isso muda para melhor.
Agora as coisas começam a fazer sentido.
Afinal é bom mudar de vem em quando...

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

7º MÊS- SINTOMAS, SINAIS E SENSAÇÕES


O tão esperado 3º trimestre chegou e com eles alguns incômodos que lembram o início da gestação: azia,enjôs, mal estar e mais alguns que não eram tão comuns como:  dor nas costas, caimbras, falta de ar, entre otras cositas mas...vamos ver abaixo tudo o que nos espera neste mês! Confira:
Importante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos. Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.
Físicos:
   Movimentos fetais cada vez mais intensos;
  Sensação de dormência na parte baixa do ventre;
  Aumento da umidade vaginal (leucorreia);
  Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido;
  Prisão de ventre;
  Âzia e dificuldade de digestão;
  Câimbras nas pernas;
  Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos;

 
Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura;
  Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas;
  Dores nas costas;
  Falta de ar e dificuldades para respirar;
  Insônia;
  Sensação de coceira no abdômen.

Emotivos:
  Uma certa ansiedade com relação ao bebê e ao parto;
  Períodos de distração e falta de concentração no que se está fazendo;
  Sonhos e fantasias sobre o bebê;
Como seu Bebê Cresce dentro de Você
Desenvolvimento Acelerado:
Nesta fase seu bebê já está formado, o sistema nervoso está se aperfeiçoando cada vez mais, e o cérebro, está tendo um desenvolvimento acelerado. Ao final do sétimo mês, seus pulmões começam a se desenvolver. e se por acaso nascesse agora, teria grandes chances e possibilidades de sobreviver.
Ele sente e reage:
Seu bebê durante o sétimo mês já consegue ter várias reações, como abrir e fechar os olhos e ter maior percepção da luz; distinguir entre o gosto doce e o amargo, e responder a certos estímulos com choro. 
Qual é o aspecto do bebê:
Ao final do sétimo mês, seu bebê terá crescido bastante, chegando a pesar de 1 a 1,3 quilo, e medindo entre 37 a 40 cm. À medida que ele cresce, vai ocupando cada vez mais espaço no utero, que começa a ficar uma casa um pouco estreita para ele.
Qual é o aspecto da mamãe: 
Se você continua mantendo um aumento de peso controlado, deve estar parecendo uma grávida com um barrigão bem redondo e bonito, mesmo se cada vez mais você estiver sentindo os pequenos probleminhas normais da gravidez, aproveite para ir vendo cursos de preparação ao parto e também para descansar um pouco mais..
Algumas Possíveis Preocupações
Inchaço:
Muitas vezes, a gestante percebe suas mãos, pés, tornozelos, pernas e até o rosto, ficarem levemente inchados, por causa da retenção líquida que se verifica nos últimos meses da gravidez. Essa sensação de inchaço aparece normalmente no final do dia, ou quando faz calor, ou ainda se a gestante ficou muito tempo em uma mesma posição (sentada ou em pé). Se esse inchaço não for excessivo, e não estiver acompanhado de um aumento na pressão sanguínea, você não deve se preocupar, mas lembre-se sempre de procurar seu obstetra caso notar algo diferente (inchaço mais acentuado ou que não desaparece depois de uma boa noite de sono). Para aliviar esta sensação, você deve lembrar de apoiar os pés sobre um banquinho quando estiver sentada, alternar períodos em pé e sentada, usar sapatos confortáveis e evitar usar meias com elásticos que possam bloquear a circulação (dê preferência às meias elásticas para gestantes), e principalmente, beba muito líquido.
Calor Excessivo e Transpiração:
Esta sensação de calor que a gestante pode sentir principalmente nos últimos meses da gravidez, é provocada pelo aumento do nível hormonal, e faz com que a gestante tenha uma maior transpiração, principalmente à noite. Podem acontecer situações até engraçadas, de você sentir um calor absurdo em pleno inverno, enquanto todos estão trincando os dentes de frio. O que você pode fazer para reduzir esse incomodo: além de tomar vários banhos ao dia, vista-se em camadas, assim você poderá ir tirando as peças à medida queo calor for aumentando. E como você tem uma maior perda de líquidos por causa da transpiração, é importante repor bebendo muita água...
Então agora é só esperar e se preparar para os últimos meses da gestação e para enfim curtir a tão esperada chegada do baby!
Até logo!