segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

COMO FICA A MAMÃE DEPOIS DO PARTO?

Você já se perguntou o que acontecerá com você depois do parto? independente se vai fazer cesária ou parto normal, todas nós passaremos pelo momento de limpeza do organismo e a pergunta que não quer calar é: QUANTOS ABSORVENTES VOU PRECISAR DEPOIS DO PARTO? QUANTO TEMPO VAI DURAR ESSE PERÍODO? Então vamos tirar algumas dúvidas ao longo deste post. 
Compre o absorvente de sua preferência e deixe em casa dois pacotes noturnos, para depois que chegar do hospital.
Logo depois do parto, o
sangramento natural dessa fase é bem vermelho e intenso, até com coágulos meio sólidos.
Nas horas seguintes, o fluxo deve diminuir um pouco em repouso, mas basta se levantar e se movimentar um pouco para o sangramento descer mais forte. Isso acontece porque o sangue fica represado dentro do corpo, e é liberado quando você muda de posição.
Por isso, é bom levar várias camisolas para a maternidade ( pode haver imprevistos).
Não se preocupe com eventuais vazamentos na cama do hospital. A equipe de enfermagem está acostumada.
É difícil calcular com que frequência você vai precisar trocar o absorvente, mas no princípio pode ser a cada duas horas. As maternidades costumam fornecer absorventes para essa fase, mas você pode levar um pacote de absorventes noturnos (que são maiores) aos quais está mais acostumada para o caso de não gostar do tipo fornecido pelo hospital.
Tenha também um pequeno estoque em casa (dois pacotes). Prefira calcinhas grandes, que são mais firmes e seguram melhor o absorvente. Podem ser calcinhas de grávida mesmo. Não é bom levar calcinhas novas para a maternidade porque você não vai saber de que tamanho vai estar sua barriga (e, além disso, elas podem ficar todas manchadas de sangue). Quanto mais confortável a calcinha, melhor, para não incomodar o corte da
cesariana ou os pontos da área da vagina.
Você vai precisar trocar os absorventes com frequência para evitar infecções. Lembre-se de lavar as mãos antes e depois de fazer a troca.
Se a área estiver dolorida, você pode se limpar com água em vez do papel higiênico. Banhos de assento também são indicados. Só a água morna já é muito benéfica.
Não é necessário usar outros produtos na água do banho de assento, exceto sob orientação do ginecologista.
Depois desses primeiros dias, o fluxo do sangramento vai diminuir. Ele vai mudar de cor, de vermelho vivo para rosa, e depois para marrom, ao longo da segunda ou terceira semana.
Se você estiver amamentando, vai notar que o fluxo fica mais intenso enquanto o bebê mama. Isso acontece porque o ato de sugar o seio estimula a produção de hormônios que fazem o útero se contrair. O fluxo também pode aumentar se você estiver circulando muito de um lado para o outro, sem descansar o suficiente.
Ao fim da primeira semana é provável que você já possa abandonar os absorventes noturnos e passar para os normais. Na quarta semana, talvez já possa usar só os absorventes mais fininhos.
Não faça estoques muito grandes, porque não dá para saber exatamente do que você vai precisar, mas tenha alguns pacotes de cada tamanho de absorvente para não ser pega desprevenida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário