domingo, 12 de setembro de 2010

MUITO ALÉM DO ENXOVAL

A gestação é um período único na vida do casal, especialmente para a mulher. No entanto, junto com a alegria surgem dúvidas, incertezas e tudo se transforma. O olhar para o mundo muda, as preocupações são outras, os passeios nos finais de semana, as prioridades e até as relações com os amigos e familiares. Começa a surgir um mundo novo, e é preciso desvendar todas as surpresas e os mistérios. Mas, cuidado! A nossa cultura determina que somente quem já teve filhos conhece e domina os segredos deste novo mundo, dando a vocês, pais, a impressão de que a inexperiência é o maior inimigo, quando, na verdade, o maior inimigo é a falta de confiança em sua capacidade de ser pai e mãe.
Ninguém conhece mais o seu bebê que você mesma e que o seu companheiro. O ritmo de seus movimentos no útero, o lado que ele mais gosta de ficar, a freqüência com que soluça, a posição persistente que tem quando é realizada a ultra-sonografia são alguns dentre tantos outros comportamentos que somente vocês conhecem. Por mais que a sua amiga tenha 3 filhos, lembre-se: ela conhece a história dos próprios filhos. O bebê não espera um estágio prático de cuidados, ele quer e precisa da mamãe ou do papai alerta às suas necessidades, enxergando-o como de fato é: um ser único; não mais um bebê igual a todos.
A maternidade não é e não deve ser construída por outras pessoas ou por palpites destas. Ela jamais deve ser medida por meio do número de experiências vivenciadas, pois somos seres únicos e devemos ser gerados, acolhidos, criados como alguém único, que precisa do olhar de sua mãe, seu pai na construção dessa nova relação. Os palpites, as experiências familiares ou de amigos são importantes e fazem parte do processo de informações que serão selecionadas, testadas e aplicadas dentro do contexto individual de cada história, entretanto, é preciso que os pais se sintam fortalecidos, capacitados e habilitados com conhecimento científico para a tomada de decisão no momento do cuidado.
Nessa fase, o casal está vulnerável e dependente da sociedade “experiente”, enquanto a consciência sobre a importância desse momento na formação de um indivíduo com personalidade própria, amado, seguro e feliz fica bloqueada. É preciso que o mundo perceba: existe vida além do enxoval! Por trás de um quarto maravilhoso, é fundamental encontrar um casal preparado, respaldado com informações, cientes e confiantes de sua capacidade de “cuidadores responsáveis” na tomada de decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário