quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O SEXO PODE CONTINUAR BOM,SABIA?

Durante a gestação, a sexualidade e o apetite sexual podem sofrer algumas alterações que vêm pela ação dos hormônios circulantes. As mudanças que ocorrem nas formas da futura mamãe podem afetá-la de maneira positiva ou não para que haja uma exposição mais íntima de seu corpo.
A boa disposição para lidar com este assunto deve ser compartilhada com seu parceiro de forma a propiciar a continuidade de atividades que tragam, além de muito amor e companheirismo, prazer para os dois, afinal,  “...além de gostoso, o sexo faz bem...”, e aqui cabe considerar todas as suas nuances.
Discutir formas e posições, requer intimidade e respeito mútuo, e este é o momento em que muitos casais testemunham o crescimento e o amadurecimento das suas relações.
Existem algumas posições para o ato sexual mais ou menos confortáveis, e discutí-las pode ou não ser um incômodo. Vale, mais do que nunca, o real sentido da palavra parceiro. Não se iniba e converse pedindo, inclusive, explicações para seu médico sobre suas dúvidas e inseguranças. Não se esqueça de que muitas outras mamães também já passaram por isso e foram auxiliadas por eles.
E quanto ao pai?
O pai precisa participar, pois para ele este momento também é único, além de magnífico. Ajude-o a encontrar seu papel desde o princípio e todos sairão ganhando: o bebê, a mamãe - que poderá aumentar a intimidade com seu parceiro, dividindo alegrias e preocupações e criando o espaço de quem poderá ajudá-la sempre: seja nas tarefas mais simples ou nas mais delicadas.
O homem, muitas vezes, sente dificuldade em se aproximar e em se sentir incluído nesse processo que o rodeia e que transforma seu dia a dia. O relacionamento de cada casal tem suas peculiaridades, e o que pode ser bom para uns nem sempre agrada a todos. A mulher tem muita sensibilidade, principalmente agora, para trazer seu parceiro para esse novo mundo, dando-lhe chances de expor suas angústias e alegrias, convidando-o para os exames de rotina, para as compras, para o planejamento do quarto do bebê ou para suas caminhadas ao ar livre.
Para que ele a compreenda melhor,é importante que conte sobre suas sensações e mudanças. Isso fará crescer a intimidade neste momento tão repleto de surpresas. Por sua vez, o pai precisa se empenhar para compreender todas as mudanças que estão ocorrendo ou que ainda estão por vir.
Alguns prazeres são exclusivos da mamãe, como, por exemplo, sentir os movimentos da criança em seu ventre, amamentar etc. Essa sensação de recompensa leva a uma intimidade tão óbvia para a gestante e seu bebê que é difícil de descrever.
Apesar disso, cada vez mais os homens têm se sentido "grávidos" junto com suas mulheres. Quem assim o fez, testemunhou ter sido abençoado por Deus.
Vale o empenho de ambas as partes, tenham certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário